sábado, 2 de abril de 2011

Presidente Venceslau mantém controle sobre dengue

O mosquito transmissor da dengue (foto Arquivo)
Com apenas dois casos de dengue registrados neste ano, sendo um importado e um autóctene (de pessoa infectada na cidade onde reside), o município de Presidente Venceslau continua com a proliferação da doença sob controle.

Cinco casos suspeitos de contaminação aguardam resultado de exames, segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal.

Os trabalhos de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue se mantêm intensificados. O Núcleo de Controle de Vetores mantém agentes nas visitações de casa em casa, orientando moradores e verificando focos larvários.

A orientação para quem apresentar os sintomas da dengue é que procure auxílio médico e no caso de suspeita, comunicar as autoridades sanitárias.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário