domingo, 3 de abril de 2011

Pitaias são servidas na merenda escolar municipal de PV

A fruta foi incluída na merenda da rede de ensino municipal
Oferecer alimentos saudáveis e ricos em nutrientes na alimentação escolar da rede pública municipal é uma das políticas implantadas pela Prefeitura de Presidente Venceslau. Ao mesmo tempo em que alimenta os alunos, a administração Erbella/Monteiro, através da Secretaria de Educação e Cultura, tem incentivado a produção agrícola no município adquirindo diretamente dos pequenos produtores rurais familiares boa parte das frutas, legumes e hortaliças servidas nas escolas.

Esta semana, uma novidade foi incluída no cardápio. Trata-se da pitaia, fruta ainda pouco conhecida da maioria dos brasileiros. Nativa do México e muito cultivada no Vietnã, Malásia e China, a pitaia é também produzida em terras venceslauenses, mais precisamente no sítio São José, de propriedade de Célio de Godoy, um dos fornecedores de alimentos para a merenda escolar municipal.

Aproveitando a época de colheita, a Prefeitura de Presidente Venceslau adquiriu um carregamento da fruta e já a distribui de sobremesa aos alunos. A aprovação da iniciativa por parte das crianças foi imediata. Na oportunidade, em algumas escolas, como a EMEFEI “Vitalina de Almeida Prado Ribeiro” e a EMEI “Joaquim Rodrigues Batata” (Batatinha), as professoras desenvolveram um projeto que visa transmitir conhecimento e informações relevantes acerca dos alimentos que são servidos às crianças.

No caso da pitaia, as escolas trabalharam as potencialidades da fruta na alimentação, destacando os benefícios para a saúde humana a partir do seu consumo. A proposta é abordar quinzenalmente uma fruta ou legume diferente, desde os mais comuns até os exóticos.

Com boa concentração de vitamina A e fonte de vitamina C, a pitaia tem baixo nível de calorias e estudos indicam que a variedade de interior vermelho – a mesma que está sendo servida nas escolas em Venceslau - é rica em antioxidantes. Possui fósforo, auxilia na digestão, ajuda a prevenir o câncer e a diabetes, reduz o colesterol e a hipertensão, e colabora na manutenção dos ossos, dentes e músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário