segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Campanha intensifica testes rápidos de aids em PV


Ilma Rodrigues (direita) é coordenadora do progrma

A partir desta terça-feira (16), o Programa Municipal DST/HIV/AIDS da Divisão de Saúde da Prefeitura de Presidente Venceslau dá início ao mutirão de testes gratuitos de HIV. A campanha "Fique Sabendo", que será feita simultaneamente em todo o Estado de São Paulo, tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da AIDS, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

 Até 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à AIDS), o governo paulista espera fornecer cerca de 120 mil exames, dos quais, 20 mil testes rápidos. Em Presidente Venceslau a campanha será desenvolvida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), instalado no Centro Municipal de Saúde, e também nos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs).

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS, Ilma Rodrigues, estarão sendo mobilizados profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório. “Nos ESFs serão oferecidos, além do ‘Teste Rápido’ - o qual o interessado será encaminhado para o CTA -, também o teste convencional, conhecido popularmente por ‘Teste Eliza’. No CTA, trabalharemos somente com o ‘Teste Rápido’”, informa.

O CTA de Presidente Venceslau funcionará durante a campanha em horário especial, das 8h às 12h e das 14h às 18h30. “O horário estendido procura atender em especial a classe trabalhadora que encontra dificuldade em vir ao CTA no horário de expediente do serviço”, explica Ilma.

Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homossexuais, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.

“É importante que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste. Qualquer ato sexual sem proteção já se torna potencial fator de contaminação. Quanto mais rápido é feito o diagnóstico, melhor para o indivíduo, pois em caso de ser soropositivo, o tratamento é iniciado de imediato”, diz a coordenadora do Programa.

Todo o processo do “Teste Rápido” demora cerca de 40 minutos. É feito uma primeira fala orientando ao interessado e, na sequência, o teste. O resultado demora cerca de 15 minutos. Não se pode dar o resultado sem o aconselhamento preliminar.

Dados do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde revelam que, de 2005 a 2009, aumentou o número de brasileiros que procuraram a rede pública de saúde para fazer teste de HIV. Em 2005 somente 680 mil pessoas fizeram o “Teste Rápido”. Neste ano, três milhões de pessoas terão o acesso ao mesmo teste. Outros cinco milhões de brasileiros procuraram o teste tradicional para detectar o HIV.

O vírus HIV pode ser transmitido principalmente por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário