segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Prefeitura de Epitácio e Procon lutam para diminuir filas dos bancos

Reunião com  gerentes de bancos objetivou diminuir tempo de espera em filas
Foi realizada, na quinta feira (11) na Secretaria Municipal de Turismo de Presidente Epitácio, uma reunião entre representantes da prefeitura, do Procon ( Órgão de Proteção ao Consumidor), Câmara Municipal e gerentes das agências bancárias do município, com o objetivo de discutir uma solução para diminuir o tempo nas filas bancárias.

Estavam presentes os Secretários Administrativo , Marlan de Mello e o de Assuntos Juridicos, Orlando Fontolan Júnior, o vereador Vitalino Bosso Cabanilha (PPS), além de Silvio César Talavera e Rejane Verônica Lopes , representando o Procon e os gerentes de todas as agências bancárias de Presidente Epitácio.

Melo, afirmou que o objetivo da Prefeitura não é multar as agências bancárias, mas já existe a lei e é preciso que ela seja cumprida com relação ao atendimento dos clientes de bancos, diminuindo o tempo nas filas. “Se não for possivel para as agências diminuirem o tempo dos clientes nas filas, a prefeitura terá que agir, poius são muitas as reclamações”, advertiu.

Fontolan Júnior defendeu a necessidade das agências bancárias colocarem mais caixas no atendimento à população. "Presidente Epitácio cresceu. O Censo 2010 aponta uma população de 41.390 habitantes, além de turistas, visitantes e as agências bancárias continuam com o mesmo sistema de atendimento de 10 anos atrás, algumas até diminuiram o número de caixas”, reclamou.

Talavera informou que o órgão está recebendo muitas reclamações, principalmente no horário de almoço do trabalhador, ou seja, das 11h30 às 13h00. "O Procon vai fiscalizar e se constatar a irregularidade vai multar as agências com base na Lei Municipal nº 1.692/99 de 28 de abril de 1999, já aprovada e em vigor no município,”avisou.

Os representantes das agências bancárias concordaram que as filas irritam e são demoradas, principalmente nos dias de pagamento, mas foram unânimes em dizer que as diretorias não querem pagar horas extras aos funcionários, que eles estão trabalhando no limite, principalmente nos horários de almoço. Segundo os gerentes, os bancos estão exigindo critérios técnicos como movimentação de depósitos, de empréstimos, para aumentar o número de funcionários.

Outro ponto citado pelos gerentes foi o grande número de baneficiários do INSS em Presidente Epitácio, que em relação a outras cidades é impressionantemente maior. Para eles o agendamento deste pessoal tem sido feito, mas muitos não se enquadram e preferem usar os caixas no horário de expediente.

Foi lembrado, ainda, o problema da legislação trabalhista, em que o Sindicato dos Bancários fiscaliza rigorosamente o cumprimento dos horários dos funcionários.

Ao final, ficou combinado que os gerentes locais irão interceder junto às suas respectivas diretorias no sentido de conseguir mais funcionários, aumentar o número de postos de atendimento e também assumiram o compromisso de buscar formas para diminuir o tempo do atendimento nas filas. (Fonte: Assessoria de Imprensa da PMPE/Marcos Tizziani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário