segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bataguassu: Assentamentos terão casas digitais

Os assentamentos, Montana e Santa Clara, na região de Bataguassu, costa leste de Mato Grosso do Sul, vão ganhar mais um instrumento para a inclusão digital dos proprietários rurais: a Casa Digital Rural. O projeto é do Ministério de Desenvolvimento Agrário e está sendo entregue aos municípios que compreendem o Território do Vale do Ivinhema.

A conexão das Casas Digitais à internet será feita por meio do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações. Cada Casa está equipada com dez computadores, mobiliário, impressora, webcam e servidor. Elas também terão tecnologia de transmissão de voz pela internet (VoIP), serviço oferecido pelo Gesac que propicia uma alternativa de comunicação a famílias que não possuem linha telefônica.

“Além de levar computadores e conexão, é fundamental um programa de formação para que as populações consigam usufruir e se apropriar das tecnologias de comunicação e informação, para transformar a realidade em que vivem”, definem os moradores do Montana.

Método diferenciado - A implantação do Projeto será feita em quatro módulos: gestão do laboratório (hardware, espaço e manutenção); inclusão digital (apropriação da cultura digital: navegação, e-mail); informática educativa (trazendo a escola, os professores e estudantes da comunidade para a Casa Digital); e educação a distância, promovendo uma rede de conhecimentos rurais em parceria com o projeto CDTC/ITI e acompanhamento de universidades e técnicos do MDA.

Esta estrutura abre as portas para a comunicação e informação nas comunidades. Na Casa Digital os agricultores, trabalhadores rurais e assentados podem acessar políticas públicas, participar de editais de programas governamentais, fazer cursos a distância, integrar redes sociais virtuais, além de buscar novos mercados e comercializar sua produção.

O Território da Cidadania Vale do Ivinhema - MS abrange uma área de 29.627,90 Km² e é composto por 10 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.

A população total do território é de 136.328 habitantes, dos quais 35.772 vivem na área rural, o que corresponde a 26,24% do total. Possui 6.906 agricultores familiares, 4.813 famílias assentadas e 1 terra indígena. Seu IDH médio é 0,75. Cada município terá sua Casa Digital Rural. (Assessoria de Comunicação Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário