Acontece nesse domingo (7), no Parque do Povo de Presidente Prudente, a 4ª Parada Gay. Este ano são esperadas para o evento cerca de 7 mil pessoas, segundo a organização, devido à participação de caravanas vindas de outros municípios do Estado. O objetivo do ato é conscientizar a população sobre os problemas enfrentados pelos homossexuais.
Renata Souza, uma das organizadoras, espera um público maior que no ano passado. “Em 2009 a Polícia Militar estimou 5 mil pessoas. Já foi um número bom, mas esperamos que neste ano ele aumente um pouco mais devido aos visitantes que também virão de fora”, afirma.
Ela destaca que é importante a participação de pessoas vinda de outras cidades. “Convidamos gente de várias regiões, como de Araraquara, Piracicaba, São José do Rio Preto, Presidente Venceslau e Presidente Epitácio, que estão organizando caravanas para participar”, cita.
O objetivo da parada é conscientizar a população e promover o respeito e a igualdade. “Queremos dar visibilidade e mostrar que os gays são cidadãos comuns, que eles votam e pagam impostos, por isso devem ser tratados igualmente a qualquer outra pessoa”, fala Renata.
Com início às 16h nas proximidades do cruzamento da Avenida 14 de Setembro com a Avenida Brasil, a Parada Gay pretende percorrer todo o Parque do Povo. “Como no ano passado, terá um trio elétrico e shows de drag queens”, destaca a organizadora. Ela diz que durante o evento serão distribuídos preservativos e lubrificantes.
Renata lamenta o fato do preconceito ainda estar presente na região. “Vivemos em uma área de pessoas conservadoras e isso tem dificultado alguns diálogos com a sociedade. É difícil saber notícias sobre o que se passa entre os gays, tudo fica muito fechado”, afirma.
No entanto, ela diz que alguns avanços já foram realizados no Estado. “Temos uma lei em São Paulo que é referência, ela proíbe a discriminação. Um projeto semelhante tramita no Congresso desde 2006, mas infelizmente toda vez é rejeitado”, fala. Carlos Hideki, do Portal do Ruas
Nenhum comentário:
Postar um comentário