segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MEC visita escola em assentamento de Pres. Venceslau

O Escola Ativa tem como objetivo fixar o homem ao campo
Durante a última semana, os servidores federais Ana Clédina Rodrigues Gomes e Walter Luiz de Almeida, da Representação do Ministério da Educação e Cultura em São Paulo (ReMEC-SP), estiveram em Presidente Venceslau para fazer o monitoramento do Programa “Escola Ativa”, implantando na EMEFEI “Dalva Ferreira Melo”, no Assentamento Primavera, desde o início de 2009.

O Programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Presidente Venceslau, através da Divisão de Educação e Cultura (DEC) e o Governo Federal. O “Escola Ativa” tem como objetivo fixar o homem ao campo e é voltado para escolas rurais ou de assentamentos. O programa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo e, entre suas principais estratégias, estão a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a capacitação dos professores.

“Desde o início de 2009, as professoras da unidade escolar têm sido capacitadas para o desenvolvimento do programa, que se caracteriza por fortalecer a interação entre a escola e a comunidade circundante”, explica a diretora da DEC, Aldora Maia Veríssimo, que acompanhou os técnicos durante a visita.

Em fase de implantação, o Programa foi avaliado satisfatoriamente pela Representação do MEC. Na mesma ocasião foi vistoriado o espaço para instalação do laboratório de informática, modalidade rural, recebido através de convênio com o MEC.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação do município de Araçatuba, que vieram conhecer a escola municipal rural e também receber esclarecimentos sobre o Programa “Escola Ativa”, na prática. Os visitantes foram assessorados pela diretora da escola, Dulce Silva G. Tavares, e pela assessora de planejamento da DEC, Lizandra Nascimento Martins.

A melhora na qualidade do ensino público municipal é uma das principais metas da administração Erbella/Monteiro. Neste ano, o resultado desse processo foi a elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que gabaritou o município em 6.2, o maior índice em relação aos municípios vizinhos. (Com assessoria de imprensa)

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