segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Parada Gay de Prudente supera expectativa de público

Parada Gay de Prudente contou com a participação de 6 mil pessoas
Com o tema "Ser ou não ser não é essa a questão" a 4ª Parada do orgulho GLBTT (Gays, lésbicas, bissexuais,transexuais e transgêneros) que ocorreu nesse domingo (07), reuniu na avenida 14 de setembro, cerca de seis mil participantes, dados não confirmados oficialmente.

A Policia Militar, em operação especial comandada pelo Sargento Amaral, acompanhou a passeata durante todo o percurso. “Estamos a postos desde às 15h para acompanhar o início da movimentação. Para acompanhar o trajeto haverá duas viaturas, dois motoqueiros da PM e dois motoqueiros da Semav (Secretaria Municipal para Assuntos Viários). O trânsito na avenida está bloqueado e seguiremos até a praça ao lado do Prudenshopping”, alertou o sargento Amaral.

A Secretaria de Saúde, através do Grupo DST/AIDS, distribuiu material informativo para os participantes do evento e público em geral. “Trouxemos esse ano cerca de 2 mil folders ilustrativos, 800 gel lubrificantes e 2 mil preservativos. Participamos todos os anos com a intenção de informar e divulgar o trabalho do DST no município, como por exemplo, nós oferecemos o exame de testagem que muitos desconhecem. Precisamos informar e ainda conscientizar quem está mais vulnerável à doença e aos grupos de risco em geral” informa o psicólogo do DST/Aids de Prudente, Sidney Guelfi.

A Parada foi iniciada por volta das 16h30 e contou com a presença de diversas drag queens de Prudente e dois trios elétricos. A madrinha da Parada, Rayce Barakaty, foi no chão abrindo o desfile e a Rainha Camille Fernandez veio no primeiro carro acompanhada da bandeira gay. Antes da abertura, foi cantado o Hino Nacional e a Rainha leu uma manifesto anti-homofobia.

O público gay e de simpatizantes tomou a avenida 14 de setembro em toda sua extensão. Dalva Dias da Silva de 49 anos é heterossexual e diz apoiar o movimento. “Já estive aqui no ano passado e esse ano trouxe minha mãe de 84 anos, ela nem sabe o que está acontecendo e acha que quem está vestido de mulher é mulher mesmo e está adorando. Eu acho que cada um tem que viver do jeito que gosta e eu apoio”, diz.

Daniele Souza levou a filha de seis anos para a avenida e diz que adorou toda a produção. “Minha filha já tirou foto com as drags e acho que ela deve conhecer sim, porque o respeito tem que ser pra todo mundo”, considera.

Hélio Cruz organizador da Parada e presidente do Gesc (Grupo de estudos sobre sexualidade e cidadania) esteve no comando dos microfones juntamente com a Drag Cristaly Vidal. O brado durante todo o evento foi “Hoje Prudente é Gay” que foi repercutido pelos demais. O desfile terminou por volta das 19h. Nenhuma ocorrência foi registrada pela Polícia Militar. (Giovanna Cabral, especial para o GN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário