A Secretaria da Saúde passa a oferecer, a partir desta semana até o final de dezembro, a vacina conjugada contra o meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, para crianças menores de um ano em toda a rede pública do Estado.
Inicialmente foram imunizadas as crianças entre um ano e um ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Já as crianças menores de um ano deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.
A partir de janeiro, a vacina contra meningite C entra definitivamente na rotina do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). As crianças deverão se imunizar aos três e aos cinco meses de idade, e tomar um reforço ao completar um ano. Antes desta medida a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.
"Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.", diz a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário