sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vacinação contra gripe começa na segunda-feira

Saúde quer vacinar 5,5 milhões de paulistas
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe, na campanha que começa nesta segunda-feira, dia 25.

O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no País, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

Neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde.

A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira, quando os tupãenses deverão procurar uma das unidades de saúde, de preferência levando a carteira de vacinação.

Vale destacar que no sábado da semana que vem, dia 30, as salas de vacina das unidades de saúde do município e de todo o Estado também estarão abertas, das 8 às 17 horas, para imunizar a população. É o chamado dia “D”, quando se espera uma grande mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário