domingo, 16 de outubro de 2011

Assentados do Pontal terão oficinas para melhorar produção

Uma parceria entre a Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) e o Sebrae beneficiará cerca de mil famílias de agricultores assentados do Estado de São Paulo, além de capacitar 200 técnicos do Itesp. Um protocolo de intenções entre as duas instituições será assinado na próxima segunda-feira (17), às 15h, em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, uma das regiões de maior conflito agrário do país.

Entre as ações previstas pelo acordo está a realização de oficinas de planejamento participativo para funcionários da Itesp, assentados e quilombolas. Durante as oficinas, o Sebrae apresentará seus projetos na área de agronegócio e fará um levantamento das ações apresentadas pelos trabalhadores rurais e pelos técnicos da fundação.

Para o diretor da Itesp, Marco Pilla, com a realização das oficinas será mais fácil mapear as necessidades dos agricultores – que variam de região para região – e também as melhorias que podem ser aplicadas. “Nosso foco é oferecer oportunidades que permitam a esses trabalhadores melhorar a estrutura de produção, comercialização e geração de renda a partir de suas terras”.

Entre os resultados esperados estão o aumento da produtividade com qualidade, a fixação do produtor no mercado de trabalho, o desenvolvimento de uma consciência ecológica no trabalhador rural e a promoção da saúde e da segurança no trabalho no campo.

Após a realização das oficinas será estabelecida uma agenda para o desenvolvimento de atividades em cada local visitado. A data da primeira capacitação – que será realizada na região do Pontal - deve ser anunciada logo após a assinatura do protocolo. Com Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário