quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Venceslau e mais 9 cidades na região aderiram ao Saresp

Presidente Venceslau está entre as cidades na microrregião que aderiram ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Outras nove cidades na microrregião também farão o exame: Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi, Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Ribeirão dos Índios.

No total, 549 municípios, 224 escolas da rede particular de ensino e 139 escolas técnicas do Centro Paulo Souza (ETECs) participarão este ano da prova em todo Estado.

O exame será realizado nos dias 29 e 30 de novembro. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras celebraram convênio com a Secretaria de Estado da Educação. No caso das escolas particulares e ETECs, o custo será arcado pelas próprias instituições. A relação das cidades que aderiram ao exame está disponível no portal da Secretaria de Estado da Educação.

O Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria da Educação desde 1996, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A partir dos resultados do Saresp, é calculado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola da rede estadual e suas respectivas metas para o ano seguinte. Cada secretaria municipal também poderá utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios. Com informações do Integração Regional News

Nenhum comentário:

Postar um comentário