Presidente Venceslau está entre as cidades na microrregião que aderiram ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Outras nove cidades na microrregião também farão o exame: Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi, Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Ribeirão dos Índios.
No total, 549 municípios, 224 escolas da rede particular de ensino e 139 escolas técnicas do Centro Paulo Souza (ETECs) participarão este ano da prova em todo Estado.
O exame será realizado nos dias 29 e 30 de novembro. Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras celebraram convênio com a Secretaria de Estado da Educação. No caso das escolas particulares e ETECs, o custo será arcado pelas próprias instituições. A relação das cidades que aderiram ao exame está disponível no portal da Secretaria de Estado da Educação.
O Saresp é uma avaliação realizada pela Secretaria da Educação desde 1996, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
A partir dos resultados do Saresp, é calculado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola da rede estadual e suas respectivas metas para o ano seguinte. Cada secretaria municipal também poderá utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios. Com informações do Integração Regional News
Nenhum comentário:
Postar um comentário