quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aterro recebe poços de monitoramento do lençol freático

Os trabalhos foram feitos por uma empresa
especializada, contratada pelo município
A Prefeitura de Presidente Venceslau cumpriu mais uma etapa prevista pela legislação ambiental no aterro sanitário do município. Após várias melhorias envoltas à questão da acomodação dos resíduos domésticos, que envolvem desde a aplicação de uma geomembrana impermeabilizante para evitar o contato direto do lixo com o solo e da lagoa para abrigar o chorume, foram concluídos durante a semana as perfurações dos poços de monitoramento do lençol freático.

Os trabalhos foram feitos por uma empresa especializada, contratada pelo município. Com a medida, a administração municipal viabiliza os trabalhos para que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) possa aferir a qualidade das águas subterrâneas existentes na área do aterro.

“Com os poços, haverá um monitoramento permanente para constatar os níveis de qualidade da água. Acreditamos que não haverá problemas quanto a isso, uma vez que o solo está bem protegido do contato com os poluentes”, afirmou o prefeito Ernane Erbella, que esteve no aterro acompanhado do vice-prefeito João Monteiro e do secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Carlos da Silva.

No total, foram perfurados três poços. O investimento é de R$ 9.000,00. Além da perfuração, a empresa fornecerá à prefeitura os perfis da sondagem de cada furo, com a caracterização geológica encontrada (litologia); mapa potenciométrico indicando a direção predominante do fluxo de água subterrânea, com a indicação das cotas (cargas hidráulicas) e velocidade da água subterrânea (se encontrada, até a profundidade de até 15 metros); mapa contando o nível freático; e um relatório técnico conclusivo. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário