domingo, 9 de outubro de 2011

Região apresenta crescimento empresarial

O Oeste Paulista registrou crescimento empresarial. Somente em Presidente Prudente, até agora foram abertos 1.560 novos estabelecimentos, 24% a mais que em todo o ano passado. A facilidade de formalização das micro e pequenas empresas e a taxa de recolhimento mais baixa podem ter influenciado o aumento.

Além de Prudente, de acordo com o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Osvaldo Cruz o crescimento foi de 46,5% este ano em relação ao mesmo período de 2010. Já em Adamantina o aumento foi 31% maior que no ano passado. Dracena e Presidente Epitácio tiveram crescimento semelhante no que se refere a novos estabelecimentos comerciais, com uma média de 23% de aumento se comparado ao ano anterior.

"O microempreendedor individual é responsável por grande parte desse aumento de novas empresas. Esses empreendedores saíram da informalidade e passaram a regularizar a sua atividade empresarial", explica o gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante.

Há um mês, a comerciante Sâmia Fernandes Valente inaugurou uma loja de roupa infantil. Apesar da formação em Direito, a loja é a realização de um sonho. Para isso, ela fez estudos e decidiu abrir no estabelecimento um local de brincadeira e leitura voltada para crianças. "A pesquisa me deu mais segurança para continuar trabalhando", comenta.

Apesar do cenário otimista, em todo o Brasil, a cada cem novas empresas, 27 encerram as atividades antes de completar um ano. Para evitar essa situação é importante identificar o perfil do empreendedor.

Segundo Cavalcante, toda pessoa tem características e comportamentos empreendedores. Ele ainda fala que é necessário desenvolver a "disposição para assumir riscos, disponibilidade para planejamento, ser flexível e, acima de tudo, gostar da atividade em que vai atuar".

O economista Éder Canziane acredita que o crescimento do empreendedorismo é importante para toda a região, mas exige união e organização. "Se nós pensarmos que cada município tem que buscar o seu desenvolvimento, o processo vai ficar muito demorado. Acho que o caminho melhor é se unir", afirma. Com minformações de IFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário