quinta-feira, 21 de julho de 2011

Recuperação asfáltica é alvo de vandalismo em Venceslau

O prefeito já entrou em contato com o comando da Polícia Militar
para que reforce o policiamento na cidade
A onda de atos criminosos que vem sendo registrada nos últimos meses em Presidente Venceslau, principalmente contra obras e locais públicos, fez com que o prefeito Ernane Erbella conclamasse a comunidade nesta quarta-feira para auxiliar a Prefeitura na vigília e coibir tal ocorrência.

Entre os fatores que levaram Erbella a desencadear o alerta estão as seguidas destruições de mudas do Programa de Arborização Urbana implantado no município. No começo do ano, uma área verde existente no prolongamento da Avenida Princesa Isabel - que até então era usada como depósito clandestino de lixo - foi limpa e recebeu o plantio de 25 árvores. O local foi ainda cercado com arame farpado para evitar o acesso de animais que poderiam ocasionalmente pisotear as árvores em formação. Poucos dias depois, todas as mudas apareceram quebradas, apresentando os mesmos sinais de depredação.

Ação semelhante vem sendo observada nas últimas semanas e teve seu ápice no começo desta, quando várias dezenas de mudas plantadas no prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, a partir das proximidades com o Batalhão da Polícia Militar, apareceram destruídas em nítidas ações humanas.

Apesar das ações de vandalismo ambiental, Erbella já determinou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que refaça o serviço de plantio trocando as mudas quebradas por outras novas e sadias. “O que tem acontecido é uma situação que até nos envergonha, pois 99,9% de nossa gente é civilizada e preza pelo que é público e comunitário. Enquanto o município e os cidadãos de bem procuram cuidar do meio ambiente plantando novas árvores ou cuidando das já existentes, pessoas demonstram seu lado mais execrável destruindo tudo e a troco de nada”, lamentou Erbella.

Pavimentação também é alvo - Outra frente de vandalismo que vem acontecendo em Presidente Venceslau é contra as ruas e avenidas que estão recebendo os serviços de pavimentação e de recuperação asfáltica. É cada vez mais comum motoristas adentrarem nos espaços recém-asfaltados e passarem com o veículo sobre a massa de betume ainda fresca, deixando as marcas dos pneus por toda a extensão. Na maioria dos casos, o ato é feito à noite. “Só podemos dizer que o gesto é proposital, pois os trechos em fase de pavimentação ou de recuperação estão devidamente sinalizados com placas e fitas de segurança. Não custa nada desviar o trajeto utilizando uma rua paralela”, indignou-se o prefeito.

O prefeito já entrou em contato com o comando da Polícia Militar para que reforce o policiamento na cidade. “Sabemos que a PM possui inúmeras atribuições, mas pedimos que durante as rondas se observem as atitudes suspeitas e incomuns”, disse Erbella, lembrando que o aumento do policiamento em locais como o cemitério municipal, por exemplo, provocou a considerável diminuição de furto de objetos e o consumo de entorpecentes no campo santo. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário