quarta-feira, 6 de julho de 2011

Geadas prejudicam agricultura e pecuária em Rancharia

O secretário municipal da Agricultura de Rancharia, Josemar Martins Fernandes, fez uma visita às lavouras afetadas pelas baixas temperaturas das últimas semanas.

As fortes geadas no município (média de 3,6 graus negativos) registradas nos dias 27 e 28 de junho prejudicaram sensivelmente 80.000 HA de pastagens e trouxeram grandes prejuízos à pecuária leiteira e de corte. A consequência será a queda na produção leiteira e de carne, por não haver alimento de qualidade para os animais.

Na área agrícola, o milho safrinha com 10.000 HA cultivados, as perdas estimadas são de 70 a 80 %, sem condições de recuperação, e caso venha a ocorrer novas geadas as perdas serão ainda maiores.

O secretário constatou as perdas e recomendou aos agricultores a contratação de seguro agrícola e comunicação do ocorrido, pois o agricultor que plantou milho até 10 de março em solos argilosos tem o direito a receber o seguro, pois está dentro do zoneamento agrícola para o estado de São Paulo, recomendado pelo Ministério da Agricultura. (Fonte: assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário