sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prefeito Ernane Erbella é sabatinado por alunos

Prefeito Ernane Erbella reunido com alunos no plenário da Câmara Municipal
Da Assessoria
Em atividade de fechamento do Projeto “Conhecendo a República”, desenvolvido pelas escolas da rede municipal de Presidente Venceslau, 15 alunos tiveram a oportunidade de entrevistar na quinta-feira o prefeito Ernane Erbella. O encontro ocorreu no Plenário “Joaquim Gorgulho”, da Câmara Municipal, e foi acompanhado pela secretária municipal de Educação e Cultura, Aldora Verissimo, professores, diretoras e assessoras pedagógicas das unidades de ensino e pais dos alunos. Além das escolas municipais, outras duas, sendo uma da rede estadual e outra, da rede particular, também participaram.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Projeto "Conhecendo a República" teve como objetivo principal aproximar as crianças dos poderes constituídos do regime republicano, principalmente o Executivo, representado na esfera municipal pelo prefeito. Os alunos conheceram, anteriormente, o funcionamento dos poderes Judiciário e Legislativo. Nas escolas, as crianças foram estimuladas a formularem, juntamente com os seus pais, perguntas sobre a administração municipal, das quais, algumas foram expostas na tarde de ontem.

Questionamentos sobre os investimentos nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura urbana, serviços municipais e a rotina administrativa, bem como o relacionamento do Executivo com a Câmara Municipal, foram um a um respondidos por Ernane Erbella. Em atendimento ao pedido do próprio prefeito, as perguntas não sofreram qualquer tipo de censura ou modificação. Segundo Erbella, o propósito da entrevista foi “conhecer e esclarecer duvidas que a comunidade – representadas naquele momento pelas crianças - tem a respeito do funcionamento da máquina pública”.

Por vezes, Erbella enfatizou sobre seu comprometimento com a cidade, a população e a ética na condução da administração do município. Disse trabalhar para ser “cada vez melhor no desempenho de sua função de prefeito”, mencionando conquistas na melhoria da qualidade da educação, construção de novas creches e reformas nas escolas municipais, construção de galerias, pavimentação e recuperação de ruas, melhorias na saúde preventiva e curativa, entre outras, além das gestões que tem feito diuturnamente com o apoio do vice-prefeito João Monteiro para resolver questões ainda deficitárias no município e lembradas em várias perguntas feitas pelos alunos, como o tratamento do esgoto urbano, a coleta seletiva de lixo reciclável e a geração de empregos a partir do incentivo à instalação de empresas.

Ao avaliar o encontro, Erbella elogiou o trabalho da Secretaria de Educação e Cultura e dos professores envolvidos no projeto por propiciarem aos alunos significativa experiência. “Incentivando-os desde cedo a exercerem a cidadania plena, certamente serão adultos muito mais conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade”, comentou o prefeito venceslauense, e concluiu: “Esperamos por mais vezes termos esse tipo de contato, ouvindo as crianças e podendo falar de maneira simples e muito franca sobre a cidade e nossa gente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário