sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Itesp promove capacitações sobre drogas no Pontal

Capacitação envolveu 14 cidades da região do Pontal
O Pontal do Paranapanema sediou neste mês uma iniciativa inédita no Estado de São Paulo: a Fundação Itesp, com o apoio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – por meio da Coordenação de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo – Coed – promoveu um ciclo de capacitações para ensinar e dotar lideranças, agentes sociais e agentes comunitários de saúde – dentre os quais muitos são assentados – com informações suficientes para a identificação de usuários, além de formas de atuação em caso de constatação de uso e prevenção às drogas. Foi a primeira vez que esse tipo de ação foi levado para a zona rural.

A proposta da realização do Curso Básico sobre Drogas foi uma iniciativa da Fundação Itesp, que propôs a parceria à Coed. Segundo o diretor executivo da Fundação, Marco Pilla, “muitas vezes a gente se esquece de que as drogas estão em todos os lugares, não só nos grandes centros. Embora numa metrópole como São Paulo as ofertas possam ser maiores, a droga também surge no interior, também surge no meio rural... É isso que estamos tentando prevenir e combater”, afirmou.

A capacitação envolveu pessoas de 14 cidades da região do Pontal do Paranapanema e foi realizada com duas turmas – uma em Presidente Venceslau, com 39 participantes, e outra em Teodoro Sampaio, com 58 participantes. Foram abordados conceitos básicos sobre drogas, políticas de prevenção, formas de tratamento e intervenção e recursos de atenção às drogas existentes na comunidade – agregando mais valor ao trabalho que já vem sendo realizado por agentes da Fundação Itesp e dos municípios, durante visitas aos assentamentos. Assim, quando necessário, os agentes poderão aplicar às famílias assentadas as orientações recebidas durante a capacitação.  Com Integração Regional News e Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário