terça-feira, 20 de dezembro de 2011

JBS poderá reabrir frigorífico de Presidente Epitácio

ICMS para frigoríficos pode baixar, diz Geraldo Alckmin

Unidade de Epitácio foi fechada em setembro
(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)
"A questão da devolução dos créditos do ICMS para os frigoríficos será resolvida logo”, segundo o governador Geraldo Alckmin, durante reunião realizada com sindicalistas da indústria da alimentação no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.


Durante a discussão de reivindicações do setor da alimentação, o governador informou aos sindicalistas que “deve resolver a devolução dos créditos do ICMS para os frigoríficos até o início do próximo ano”.

De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (Fetiasp), Melquiades de Araújo, o governador também informou que o grupo JBS considera a possibilidade de reabrir a unidade paulista de Presidente Epitácio, fechada desde agosto deste ano.

Esta reunião, realizada na última quinta-feira (15), foi a primeira de uma série de encontros que o governador fará com as categorias.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação de Presidente Prudente, Carlúcio Gomes da Rocha, “o Alckmin prometeu que se a questão do crédito do ICMS não for resolvida, ele mesmo vai resolver, seja por meio de um decreto ou de um projeto que ele encaminhará para a Assembléia Legislativa até o inicio do ano", afirma.

Para Rocha, que tem participado de reuniões desde o início do processo de demissões do JBS, o encontro com o governador foi proveitoso. “O governador falou o que estávamos esperando, ou seja, prometeu definitivamente uma solução há muito aguardada pelos trabalhadores da nossa região, em especial do JBS”, pontua.

Caso JBS - No dia 30 de agosto, o Frigorífico JBS anunciou o fechamento da unidade em Presidente Epitácio. No dia 1 de setembro começou a desativar a unidade, quando foi promovida a dispensa de 984 trabalhadores e o remanejamento de 141 funcionários para outras plantas de produção.

As operações de Epitácio foram transferidas para Campo Grande e Naviraí. A guerra fiscal entre os dois Estados é o principal motivo do fechamento da planta paulista, segundo alega o JBS.

Com 35 unidades em 11 Estados e 45 mil funcionários, o grupo JBS também atua em sete países, incluindo EUA e Itália. No ano passado, o faturamento do grupo foi de R$ 55 bilhões. (Com Sérgio Borges, em especial ao Portal Prudentino, e Jornal Dia a Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário