Um plebiscito foi realizado na tarde desta segunda-feira (6) no calçadão central de Presidente Prudente com o objetivo de recolher assinaturas para uma emenda constitucional que limita o tamanho das propriedades rurais no País. Na cidade, a votação foi organizada por pastorais sociais, Movimento Estudantil, Pastoral da Juventude e Federação Prudentina de Teatro.
Segundo Priscila Souza Maldonado, uma das organizadoras do plebiscito na cidade, são esperadas um milhão de assinaturas em todo o País. “Pretendemos levar ao Congresso uma emenda que limita o tamanho das propriedades rurais com objetivo de promover uma melhor qualidade de vida para os moradores do campo e da cidade”, diz.
Ela fala que as propriedades rurais pertencem a apenas 3% da população. “O objetivo do plebiscito é diminuir a violência no campo, a concentração de terra e a soberania alimentar, levando em conta que muitos alimentos são produzidos principalmente por pequenos produtores”, conta.
A expectativa é recolher cerca de 3 mil assinaturas em Presidente Prudente. “Avaliando a realidade da nossa região acredito que as pessoas estão aderindo bem ao movimento”, afirma Priscila. De acordo com ela, na cidade a votação está sendo realizada nas paróquias São Lucas, Perpétuo Socorro, São Paulo e Bom Jesus.
O plebiscito é uma forma democrática de ouvir a população, conforme explica a coordenadora do movimento. “As pessoas não têm participação política e essa é uma forma de dialogar sobre o assunto. O plebiscito é garantido pela constituição nos casos em que os governantes não fazem o que o povo espera”, fala Priscila. (Com informação do Blog do Ruas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário