terça-feira, 21 de junho de 2011

Cart aguarda estudo para reajustar pedágios na região

Praça de pedágio na SP 270 (Rodovia Raposo Tavares), em Pres. Bernardes
Os pedágios da região de Presidente Prudente devem sofrer reajuste em suas tarifas a partir do dia 1º de julho, acompanhando a atualização das praças de todo o Estado. A Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), responsável em administrar a rodovia, aguarda um cálculo da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que definirá os novos valores que serão cobrados.

O corredor Raposo Tavares administrado pela Cart é formado pelas praças de pedágio de Assis, Palmital, Rancharia, Regente Feijó, Presidente Bernardes e Caiuá. Atualmente, os valores pagos por veículo de passeio variam de R$ 3,15 em Rancharia a R$ 5,25 em Palmital.

De acordo com a Cart, "a tarifa é calculada a partir do valor básico por quilômetro de rodovia, por isso os valores são diferentes em cada praça. A tarifa reflete a distância entre as praças, incluídos os trechos de acessos municipais, e o tipo de pista no local, simples ou duplicada".

Diferentemente do ano passado, os valores serão arredondados de R$ 0,10 em R$ 0,10. O aumento obedece aos índices dos contratos de concessão assinados com o governo do Estado. Os mais antigos, dos anos 1990, são corrigidos pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. É o caso da Castelo Branco e dos Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes, que ligam a capital ao interior do Estado e ao litoral.

Já para as rodovias que tiveram os contratos assinados tendo como fator de correção o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um indicador mensal de preços do varejo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reajuste chegará a 6,55%. Nesse caso estão incluídas rodovias importantes, como a Dom Pedro, a Carvalho Pinto, a Raposo Tavares e o Rodoanel.

O cálculo final do valor do pedágio de cada praça, no entanto, não é feito apenas aplicando o índice de reajuste ao valor vigente. A Artesp ainda faz as contas levando em consideração também o tipo de pista (se é duplicada ou simples, por exemplo) e a extensão percorrida. O arredondamento é definido pelo governo - no ano passado foi de R$ 0,05 em R$ 0,05.

Segundo a assessoria da Cart, a empresa aguarda a publicação do índice de reajuste no Diário Oficial do Estado para fazer as alterações nas tarifas de pedágio. Em contato com a Artesp, O Portal foi informado que os estudos para fechamento do cálculo devem ser finalizados nos próximos dias. (Com informações do Estadão)

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