Praça de pedágio na SP 270 (Rodovia Raposo Tavares), em Pres. Bernardes
Os pedágios da região de Presidente Prudente devem sofrer reajuste em suas tarifas a partir do dia 1º de julho, acompanhando a atualização das praças de todo o Estado. A Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), responsável em administrar a rodovia, aguarda um cálculo da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que definirá os novos valores que serão cobrados.
O corredor Raposo Tavares administrado pela Cart é formado pelas praças de pedágio de Assis, Palmital, Rancharia, Regente Feijó, Presidente Bernardes e Caiuá. Atualmente, os valores pagos por veículo de passeio variam de R$ 3,15 em Rancharia a R$ 5,25 em Palmital.
De acordo com a Cart, "a tarifa é calculada a partir do valor básico por quilômetro de rodovia, por isso os valores são diferentes em cada praça. A tarifa reflete a distância entre as praças, incluídos os trechos de acessos municipais, e o tipo de pista no local, simples ou duplicada".
Diferentemente do ano passado, os valores serão arredondados de R$ 0,10 em R$ 0,10. O aumento obedece aos índices dos contratos de concessão assinados com o governo do Estado. Os mais antigos, dos anos 1990, são corrigidos pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. É o caso da Castelo Branco e dos Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes, que ligam a capital ao interior do Estado e ao litoral.
Já para as rodovias que tiveram os contratos assinados tendo como fator de correção o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um indicador mensal de preços do varejo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reajuste chegará a 6,55%. Nesse caso estão incluídas rodovias importantes, como a Dom Pedro, a Carvalho Pinto, a Raposo Tavares e o Rodoanel.
O cálculo final do valor do pedágio de cada praça, no entanto, não é feito apenas aplicando o índice de reajuste ao valor vigente. A Artesp ainda faz as contas levando em consideração também o tipo de pista (se é duplicada ou simples, por exemplo) e a extensão percorrida. O arredondamento é definido pelo governo - no ano passado foi de R$ 0,05 em R$ 0,05.
Segundo a assessoria da Cart, a empresa aguarda a publicação do índice de reajuste no Diário Oficial do Estado para fazer as alterações nas tarifas de pedágio. Em contato com a Artesp, O Portal foi informado que os estudos para fechamento do cálculo devem ser finalizados nos próximos dias. (Com informações do Estadão)
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