quinta-feira, 9 de junho de 2011

Procon de Venceslau divulga balanço de atividades

Em apenas 01 ano de atividades 615
procedimentos instaurados, 54% foram
solucionados pelo Procon de PV

Com um ano de existência em Presidente Venceslau, o Posto de Atendimento do Procon Municipal divulgou esta semana o balanço de atividades do período. Até o mês de maio, foram abertos 615 procedimentos administrativos, os quais são qualificados como “Extra Procon”, “Simples Consulta”, “Atendimento Preliminar”, “Carta de Informação Preliminar” (CIP) e “Abertura de Reclamação”. O Procon local foi implantado pela administração municipal em maio de 2010, em atendimento a um antigo anseio da população e de vereadores.

De acordo com o relatório anunciado pelo coordenador Edvaldo Bezerra Silva e pela técnica de atendimento Joice Denise Costa Brito, os casos “Extra Procon”, caracterizados por atendimentos onde não existe relação de consumo e o consumidor é orientado a procurar o órgão competente para solucionar a questão, perfizeram 7% dos trabalhos em Venceslau.

A “Simples Consulta” ocorre em situações que, embora haja relação de consumo, o técnico de atendimento esclarece e orienta o consumidor em um único momento, sem necessidade de contatar qualquer fornecedor. Também se caracteriza no caso de ausência de documentos, quando o consumidor é orientado a retornar ao órgão trazendo a documentação necessária. Esta correspondeu a 12% dos atendimentos.

A situação onde o Procon realiza em um único atendimento de intermediação entre consumidor e fornecedor para a solução do caso apresentado é tido como “Atendimento Preliminar” e somou 6% dos trabalhos. (Com Assessoria de Imprensa)

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