domingo, 19 de junho de 2011

AME assume diagnósticos de presos de Venceslau

Presos terao atendimento na AME de Prudente
Os presos das Penitenciárias Zwinglio Ferreira e Maurício Henrique Guimarães Pereira, instaladas em Presidente Venceslau, deverão ser atendidos nos casos de consultas para diagnóstico no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Presidente Prudente. O atendimento será realizado mediante agendamento.

A decisão foi tomada após reunião realizada na quinta-feira, para tratar dos atendimentos prestados à população carcerária na Santa Casa de Misericórdia da cidade. O encontro definiu que serão mantidos na unidade somente os exames de raio X, situações de urgência e emergência. O encontro contou com a presença de representantes da Diretoria de Saúde da Coordenadoria dos Estabelecimentos Prisionais da Região Oeste; da santa casa e diretores de Saúde das Penitenciárias I e II.

De acordo com o prefeito de Venceslau, Ernane Custódio Erbella (PMDB), os usuários da santa casa da cidade – que é particular - se sentiam intimidados com a presença de presos na unidade. “Já solicitamos ao governo estadual a construção de um hospital específico para atender os presos. Pelo menos, requeremos uma ala especial para atendê-los com mais segurança. No entanto, até agora não recebi nenhuma resposta do Estado sobre o assunto”, afirma o chefe do Executivo.

Por sua vez, a SAP alega, em nota, que “a população privada de liberdade das unidades prisionais deste município, também faz parte da população IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], e como tal, compõe e participa dos incentivos e repasses ao Sistema Único de Saúde (SUS) para os fundos municipais de saúde, fazendo, portanto, jus aos atendimentos, naquela Casa de Saúde”. (Com informações de O Imparcial de Pres. Prudente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário