quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Temporal com granizo causa estragos em Epitácio

O granizo causou grandes estragos na cidade e zona rural
Uma chuva acompanhada de granizo e ventos fortes provocou estragos em Presidente Epitácio na noite dessa segunda-feira (27). O temporal começou por volta das 22h30 e teve duração de aproximadamente 20 minutos. As principais ocorrências atendidas foram relacionadas a danos em residências, que atingiu pelo menos 80 famílias. Prédios públicos também sofreram prejuízos com a chuva. A Defesa Civil, os bombeiros e a Caiuá ainda trabalham na cidade para amenizar os danos.

De acordo com a cabo do Corpo de Bombeiros Solange Lombardi, choveu durante a madrugada toda e o granizo caiu por volta das 22h30 e durou pouco tempo. “Causou muito estrago, mas sem nenhuma vítima. Várias residências foram danificadas, inclusive o quartel dos bombeiros e a prefeitura também sofreram com a chuva”, afirma.

Ela fala que as principais ocorrências são sobre destelhamentos, vidros quebrados pelo granizo e quedas de árvores. “O Corpo de Bombeiros está trabalhando nessas ocorrências desde que começou a chuva e ainda não tem como fazer um levantamento sobre o que foi atingido”, explica.

Em lojas de comércio, vidraças foram quebras, coberturas de postos de combustíveis também foram arrancadas pela força do vento. Nas imediações da antiga estação ferroviária, uma casa que estava em construção desabou totalmente.

Segundo o presidente da Defesa Civil e secretário de Obras, Planejamento e Infraestrutura de Epitácio, José Francisco dos Santos, já foram cadastradas mais de 80 famílias com danos provocados pela chuva de granizo. “O principal prejuízo foi em casas cobertas com telha do tipo brasilite. Elas foram quebradas e as casas alagadas”, revela.

“A chuva teve curta duração, mas foi violenta. Emergencialmente estamos distribuindo lonas para mais de 100 moradores cobrirem suas casas. A prefeitura pretende fazer um levantamento para substituir as telhas quebradas”, comenta Santos. Ele conta que a Defesa Civil também está oferecendo amparo para as famílias. “Nós estamos trazendo para abrigos junto à Secretaria de Obras, mas por enquanto somente cinco optaram por ficar [no Ginásio de Esportes], as outras preferiram voltar para suas casas”, diz.

A prefeitura também teve problemas com a chuva de granizo. “Alguns prédios públicos tiveram os telhados danificados e em algumas praças tiveram os globos da iluminação quebrados. Aqui na secretaria alguns computadores e papéis foram molhados”, comenta o presidente da Defesa Civil e secretário de Obras.

Sobre o prejuízo da prefeitura, o secretário afirma que ainda não tem como calcular. “Vai ser um valor bem elevado por causa da gravidade dos danos nos prédios públicos que tiveram os telhados quebrados e com isso tiveram a parte elétrica prejudicada”, conta.

Em levantamento parcial, a Coordenadoria de Operações do Sistema da Caiuá informa que a chuva e o vento provocaram danos nas estruturas da rede elétrica, entre elas a queda de seis postes e cabos rompidos. Os pontos da cidade mais afetados foram no Campinal, Agrovila I e II, Sítio Paraíso e em parte do centro da cidade. Segundo a empresa, equipes de manutenção foram deslocadas para reconstruir a rede elétrica. (Com informações do Portal do Ruas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário