quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Prudente registra o 13º caso de leishmaniose em cães

Neste ano este é o quinto caso autóctone
A diretoria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente anuncia mais um caso de leishmaniose em que o cachorro contraiu a doença na própria cidade, o que é classificado como autóctone. O resultado do exame feito pelo Instituto Adolpho Lutz foi entregue ao diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, na tarde desta quarta-feira. Neste ano de 2010, este é o quinto caso autóctone, além de outros oito contraídos por animais que vieram de outras cidades, classificados como importados. Assim, o total do ano é de 13 casos.

O resultado conhecido hoje é de animal de um bairro da zona leste, em meio a oito exames realizados. Agora, outros donos de cães serão cadastrados e outra leva de animais será examinada. Quando existe a suspeita, o cachorro fica no CCZ. Confirmada a doença, ocorre a eutanásia, com a devida autorização do dono. A cada constatação de um novo caso são tomadas todas essas providências, para evitar que a doença se prolifere.

O quarto caso autóctone foi conhecido na semana passada, de um cachorro de bairro da zona oeste. Portanto, no outro extremo da cidade. De animais desta área, novos exames foram encaminhado ao Adolpho Lutz e dentro de 15 dias devem ser conhecidos os resultados. (Com Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário