quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Municípios vão receber dicionários com nova ortografia

Os municípios do país vão receber 10 milhões de dicionários de português que serão distribuídos em escolas públicas de educação básica em 2012. O Ministério da Educação (MEC) afirma que os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009.

O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A meta é que todos os livros até 2012 estejam dentro das novas regras.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os dicionários podem ser recursos didáticos importantes para o processo de ensino-aprendizagem, e para os Municípios, o recebimento desse material pode representar investimentos na melhoria da qualidade da educação. As obras não ficarão nas bibliotecas - cada sala de aula de ensino fundamental e médio receberá um kit com dez títulos.

Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especificidades diferentes de acordo com a série dos estudantes: do 1° ano do ensino fundamental, do 2° ao 5 ano, do 6° ao 9° ano e das três séries do ensino médio. Os dicionários destinados às turmas do 1º ano do fundamental, que recebe crianças a partir de 6 anos para alfabetização, serão mais simples, com menos verbetes e letras maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário