sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Prudente corre risco de ter epidemia de dengue

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) divulgou na tarde desta sexta-feira (28) o novo Índice Breteau (IB) de Presidente Prudente, que define a quantidade de insetos, entre eles o mosquito Aedes Aegypti, em fase de desenvolvimento no município. A cidade está com IB de 8,36, número acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera entre 1 e 2 tolerável.

Conforme o engenheiro da Sucen, Américo Shuji Utida, para se chegar ao IB foi levado em consideração o número de imóveis vistoriados pelo número de casas onde foram encontrados os recipientes com larvas.

Já o Índice de Infestação Predial (IPP), que é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados, chegou a 6,1. Essa última densidade, segundo ele, mostra que o município está sujeito a risco de surto, haja vista que supera os 3,9 pontos, índice este já considerado de risco pelo Ministério da Saúde.

“Só para se ter uma ideia de como esse índice do IPP é preocupante, para cada 100 casas visitadas, seis apresentaram focos”, adianta. No caso do IPP, o Ministério da Saúde classifica como satisfatório índices menor que 1; estado de alerta índices que variam de 1 a 3,9; e risco de transmissão índices superiores a 3,9.

No primeiro levantamento de 2011, conta Utida, 864 imóveis espalhados em diversas regiões da cidade foram vistoriados pelos funcionários da Sucen. Durante as visitas, os agentes detectaram um total de 72 recipientes com larvas positivas do mosquito da dengue. E acredite se quiser: num dos locais vistoriados, foram encontradas larvas do mosquito da dengue até mesmo dentro de um umidificador de ar.

O último levantamento feito em Prudente, realizado em outubro do ano passado, o IB medido atingiu 0,94 e o IPP 0,82.

Segundo a educadora de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, do início do ano até agora apenas um único caso autóctone de dengue, isto é, contraído dentro da própria cidade, foi confirmado. Em todo ano passado foram 296 ocorrências. Com informações do blog do Ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário