sábado, 22 de janeiro de 2011

Caso de dengue alerta autoridades sanitarias de Venceslau

Fiscais intensificam atuação em bairros da cidade
Um caso confirmado de dengue este ano e outros suspeitos fizeram Presidente Venceslau reforçar o combate aos criadouros do mosquito transmissor da doença. Neste período de chuvas o perigo se torna maior.

Como medida, 18 agentes, de porta em porta, mostram aos moradores os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito. O trabalho foi intensificado depois de um caso confirmado no bairro Cecap.

A dona de casa Maria Aparecida Sarti de Liama, que mora no bairro há 30 anos, contou que nunca ficou sabendo de nenhum caso de dengue no local. Para ela tomar todas as medidas para combater a doença é uma questão de educação e de cuidado com a família.

Já no quintal da casa da dona de casa Eunice Soares foram encontrados recipientes que acumulam água. Ela e os agentes recolheram os materiais para evitar problemas futuros.

Em 2010 foram registrados em Presidente Venceslau 37 casos de dengue: 15 autóctones, aqueles contraídos dentro da cidade e 22 importados. Neste ano já são quatro casos suspeitos e um confirmado.

O trabalho está sendo feito em todos os bairros da cidade. A multiplicação do mosquito é muito rápida, em média de sete a 14 dias os ovos se transformam em mosquitos.

Os agentes orientam, também sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da leishmaniose e de escorpiões. Os cuidados valem não somente para Presidente Vencelau, mas para toda a região. Cada pessoa pode colaborar para evitar contaminações por mosquitos e outros animais.

Contra a dengue é preciso evitar acúmulo de água limpa e parada. Já contra a leishmaniose, materiais orgânicos em decomposição, como folhas e fezes de animais. A retirada de entulhos evita esconderijos para escorpiões e outros bichos peçonhentos. Com foto e informação de Ifronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário