sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hospital de Barretos passa a realizar a radiocirurgia

Hospital de Câncer de Barretos vai realizar radiocirugia nos pacientes
Médicos de Barretos passaram a realizar a radiocirurgia, um procedimento de alta tecnologia contra o câncer cerebral, disponível aos pacientes do SUS em poucos centros médicos do País. “É uma tecnologia que existe há anos, mas como fácil acesso ao paciente do SUS podemos dizer que é inovador”, afirma o coordenador de radiologia Hospital de Câncer Barretos, Marcos Duarte de Mattos.

Os médicos de Barretos esperam tratar ate três pacientes por dia. Dezessete profissionais, entre médicos e físicos, participaram da primeira radiocirurgia na cidade, realizada na última quinta-feira (13), incluindo dois especialistas do hospital Albert Einstein.

A radiocirurgia e feita em varias etapas. Primeiro, são feito exames de tomografia e ressonância magnética que indica a posição exata do tumor.

A análise dos dados e a calibragem da máquina são fundamentais para o sucesso da operação e podem demorar até quatro horas. No aparelho, o paciente recebe, durante 30 minutos, cargas de radiação mil vezes mais potentes do que as de um raio-x comum.

A vantagem do equipamento esta em um conjunto de lâminas que consegue direcionar os raios para o local exato do tumor sem comprometer áreas nobres do cérebro, como o nervo ótico, responsável pela visão.

A radiocirurgia não elimina a necessidade de quimioterapia e a radioterapia, mas apresenta as vantagens de não ser invasiva, ou seja, o paciente não sofre cortes nem incisões, e de conseguir chegar a áreas de difícil acesso, que seriam muito mais arriscadas em uma cirurgia convencional.

“É um procedimento com custo menor, riscos menores e incômodo para o paciente menor”, afirma o médico Eduardo Weltman, presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário