segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CESP garante normalidade na operação de seus reservatórios

As comportas do veterdouro da Usina Sérgio Motta, em Porto Primavera
Em decorrência das fortes chuvas que têm ocorrido na região Sudeste, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) informa que a situação é de normalidade nas seis usinas hidrelétricas que a Companhia opera nas bacias dos rios Paraná e Paraíba do Sul.

No rio Paraná, a Usina Ilha Solteira, que é uns dos principais reservatórios de acumulação daquele rio, ainda tem boa capacidade de armazenar água e, por enquanto, não está prevista a abertura das comportas. Por ainda estar com disponibilidade para armazenamento – 79,70% da capacidade estava sendo utilizada dia 19, o reservatório de Ilha Solteira atua como controlador de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível do rio Paraná, o que poderia trazer riscos às populações ribeirinhas.

Apesar de ainda não haver necessidade de uma operação de controle de cheias na bacia do rio Paraná, a CESP ressalta que está atenta e preparada para iniciar esta operação assim que for necessário.

Abertura de comportas - As comportas das usinas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), também no rio Paraná, foram abertas, mas em suas posições mínimas e apenas para controle do nível operacional.

Em decorrência das grandes afluências e fortes chuvas ocorridas e previstas para acontecer na bacia do rio Tietê, a CESP abriu as comportas da Usina Três Irmãos, que fica quase na confluência do Tietê com o Paraná e recebe todo o volume de água escoado pelas chuvas no Médio e Alto Tietê.

A abertura dessas comportas, realizada no último dia 17, é considerada normal no período chuvoso, que vai de novembro a março. A CESP ressalta que as vazões praticadas são esperadas e não oferecem risco para as instalações das usinas e nem para as populações ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário