quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PAF atenderá 800 crianças e jovens em Venceslau

Em Presidente Venceslau, a administração municipal investe substancialmente em escolinhas de treinamento e incentivo aos atletas amadores, apoiando-os na participação de diversas competições locais, regionais e estaduais.

O prefeito de Pres. Venceslau, Ernane Erbella
A partir deste mês, este incentivo ganha um novo nível de qualidade com a implantação do PAF (Programa Atleta do Futuro), iniciativa do Sesi/SP (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) em parceria com a Prefeitura, através da Derprev (Divisão de Esportes e Recreação). O anúncio do programa foi feito pelo prefeito Ernane Erbella e pela diretora de esportes do município, Maria Lúcia Gonini.

A apresentação oficial será no dia 17 de fevereiro, às 14h, no Ginásio Poliesportivo “Tereza Drimmel Platzeck”, no bairro Cecap. A cerimônia contará com representantes da Prefeitura e também do comando regional e estadual do SESI. Sérgio Alessandro Oliveira, chefe de esportes da Derprev, que será o gestor do programa no município.

De imediato, o PAF atenderá 800 crianças e adolescentes, que terão a disposição toda a infraestrutura oferecida tanto pelo Programa, quanto as já existentes da Prefeitura, como as quadras de esportes e materiais. Diferentemente das escolinhas esportivas, o PAF dá oportunidade aos pequenos de experimentar várias atividades. Somente depois de vivenciar todas elas, o atleta mirim foca numa modalidade específica. A ideia principal é fazer com que as crianças escolham o esporte preferido de acordo com suas habilidades.

O programa é dividido em quatro fases. A primeira é psicomotora. Crianças de 7 e 8 anos participam das diversas atividades esportivas de maneira lúdica. Na segunda fase, a pré-desportiva, alunos de 9 e 10 anos aprendem, a cada mês, uma atividade diferente, como futebol, vôlei, basquete e judô, por exemplo. A partir dos 11 anos o aluno pode escolher um esporte para dedicação exclusiva. Dentro de cada atividade esportiva, os professores são instruídos a trabalhar temas como ética, superação, saúde e autoestima, repassados por meio dos valores do esporte – outra iniciativa do SESI que visa mostrar os princípios da prática esportiva, como espírito de equipe, ajuda mútua e liderança. “São princípios que ultrapassam as linhas esportivas para serem utilizados na vida”, aponta Erbella. (Fonte: assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário