domingo, 6 de fevereiro de 2011

Saúde faz manejo ambiental contra leishmaniose

Fiscalização da Saúde é para detectar a existência do mosquito palha
A Divisão de Saúde da Prefeitura de Presidente Venceslau intensificou as ações preventivas contra ambientes que possam favorecer a existência do mosquito palha, inseto transmissor da leishmaniose. O trabalho teve início na Vila Luiza e deve se estender por todo o perímetro urbano pelas próximas semanas.

“O manejo ambiental é um trabalho rotineiro e tem por objetivo impedir focos do mosquito palha e, por consequência, a leishmaniose”, explica Rosimeire dos Santos Melo, encarregada de equipe do Núcleo de Controle de Endemias da Vigilância Epidemiológica. A medida também promove a eliminação de potenciais criadouros de outro mosquito, o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Agentes do NCE e Agentes Comunitários do Posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Luiza formam a equipe responsável pelo mapeamento de residências e o fornecimento de informações para se evitar o mosquito. Desde quinta-feira a Prefeitura disponibiliza cinco caçambas – espalhadas por diversos pontos do bairro - para o depósito de material orgânico em decomposição, como restos de folhagens, galhos podados de árvores, entre outros, além de entulho e madeiras.

Os moradores estão aproveitando a oportunidade para se desfazerem de forma segura dos resíduos de limpeza de seus quintais. Nesta manhã, antes mesmo das 10h, já era possível observar várias caçambas cheias, as quais serão levadas pelo serviço de coleta e substituídas por outras, vazias.

No sábado, 05, haverá um arrastão por toda a Vila Luiza para auxílio à comunidade que esteja encontrando dificuldades em fazer a limpeza dos quintais. “Naquela região há idosos e pessoas cujo esforço físico encontra-se limitado. Para isso, a Prefeitura fará o recolhimento de todo material que possa oferecer risco de proliferação do mosquito”, informa Rosimeire. Além das caçambas, haverá um caminhão, uma pá carregadeira e um grupo de servidores públicos da Divisão de Obras integrando a operação.

A Prefeitura pede para que a população continue efetuando a limpeza periódica dos quintais para se evitar tanto a leishmaniose quanto a dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário