domingo, 27 de fevereiro de 2011

Casos de conjuntivite preocupam autoridades de Dracena

Devido ao aumento de casos de conjuntivite com surto em algumas Unidades da região, a Vigilância Epidemiológica de Dracena está repassando informações da Secretaria de Estado da Saúde para orientar a população. A prefeitura não divulgou o número de casos registrados na cidade.

A secretária municipal de Saúde de Dracena, Milena Carolina Bocchi de Castro, orienta que intensificar a higiene pessoal é a maneira mais recomendada para evitar a inflamação, que causa dor nos olhos e inchaço nas pálpebras.

A doença é caracterizada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o “branco do olho”. As causas são variadas, mas, no calor, os tipos mais comuns são provocados por vírus e bactérias. É por isso que especialistas recomendam, além do cuidado com a limpeza, que locais com aglomeração de pessoas sejam evitados.

Os sintomas demoram de duas a quatro semanas para passar. Quem pega conjuntivite precisa ser isolado para não contaminar colegas da escola ou do trabalho.

Deve-se evitar coçar os olhos, frequentar piscinas públicas e praias, dividir lençóis, travesseiros e toalhas, óculos ou lentes de contato. Lavar, com água e sabão, as mãos e rosto com frequência. Não abraçar ou beijar pessoas com sintomas de conjuntivite. Não compartilhar a maquiagem, especialmente o lápis de olho. Evitar ambientes fechados, quentes e úmidos, onde o vírus é facilmente transmitido.

Evitar a automedicação. Colírios com cortisona agravam o quadro. A higiene pessoal pode ser feita só com água e sabão ou com álcool em gel. Em caso de dúvidas procurar o serviço de saúde. Com informações do Portal do Ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário