domingo, 27 de fevereiro de 2011

Teodoro Sampaio tem 67% dos casos de dengue da região

Encontro reuniu autoridades de saúde de 45
cidades da região (Foto: Olímpio Moura/AI)
De 1º de janeiro até essa quinta-feira (24), 118 casos de dengue foram confirmados em 11 cidades das 45 compreendidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS XI). Destes, são 108 autóctones (contraídos dentro dos próprios municípios) e 10 importados.

Oitenta desses casos autóctones foram confirmados somente em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, ou seja, 67,8% do total registrados na região. Prudente, que é considerada a maior cidade regional, tem oito casos, sendo cinco autóctones e três importados.

Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira (25) pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), durante a primeira reunião do Comitê Regional de Combate à Dengue, realizada no anfiteatro I da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Na ocasião, a diretora da regional do órgão, Susi Mari Sampaio, revelou ainda que o Índice de Infestação Predial (IPP) referentes a vetores da dengue encontra-se atualmente em 7,6%, acima do que preconiza o Ministério da Saúde, que considera índice abaixo de 1% satisfatório, entre 1% e 3,9% estado de alerta, e acima de 3,9% como área de risco.

“A região se enquadra nessa última classificação. É uma infestação alta. Por isso é importante esse trabalho de mobilização entre os municípios”, adianta, se referindo a reunião envolvendo profissionais das redes estadual e municipal de saúde.

O objetivo do comitê, segundo ela, “é sensibilizar os municípios, de modo que adotem ações preventivas e de controle da dengue”.

Por conta da alta no número de casos de dengue em Teodoro Sampaio, a diretora conta que a Sucen já começou a intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município em parceria com o município. “Deslocamos 40 funcionários para fazer o controle químico. Simultaneamente a esse trabalho, o próprio município faz o trabalho de bloqueio para evitar possíveis criadouros, busca ativa dos casos e coletas de exames sorológicos”, revela.

Seguida de Teodoro Sampaio, aparece Dracena, na Nova Alta Paulista, com 21 casos da doença, sendo 20 casos autóctones e um importado. Prudente aparece em terceiro com oito casos. Na sequência, o cenário mostra Quatá com dois casos autóctones. As cidades de Caiabu, Emilianópolis, Iepê, Irapuru, Epitácio, Regente Feijó e Rosana têm um caso cada, sendo praticamente todos importados. A única exceção é Irapuru, em que o caso foi contraído no próprio município. Com informações do Portal do Ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário