domingo, 20 de março de 2011

Santa Rita do Pardo decreta estado de emergência

Decreto de emergência envolve parte da área
urbana e toda a área rural afetadas por

enchentes ou inundações (Foto: Divulgação)
O município de Santa Rita do Pardo (MS) decretou situação de emergência em decorrência das chuvas dos últimos dias. É um dos 14 municípios que tomaram a decisão, que permite, entre outras coisas, que essas cidades reivindiquem ajuda financeira federal e o refinanciamento de dívidas junto a instituições bancárias e aos governos estadual e federal.

A decretação da situação de emergência em Santa Rita do Pardo foi oficializada em decreto publicado hoje no Diário Oficial do Estado. Além do município, a cidade de Bonito também tomou a decisão hoje. Quinta-feira  (17) o município de Maracaju também decretou emergência.

Em Santa Rita do Pardo, o decreto de emergência envolve parte da área urbana e toda a área rural afetadas por enchentes ou inundações. O período de chuvas ocorridas no mês de fevereiro até o dia 9 de março de 2011 registrou o índice de 562 mm no município, superior ao índice previsto para todo o mês de março, que era de 340 mm.

INUNDAÇÕES DE ÁREAS - De acordo com o decreto, em consequência das constantes precipitações hídricas e da elevação do nível das águas do Rio Pardo e seus afluentes, houve inundação de áreas ribeirinhas do perímetro rural do município, desalojando pessoas, danificando e destruindo residências, pontes, dutos e estradas vicinais.

As precipitações hídricas provocaram danos no perímetro urbano em vias e rede de distribuição de água tratada localizada em parte perímetro urbano. Houve também estrago nas estradas vicinais provocando a impossibilidade da entrega da produção leiteira bem como o deslocamento de alunos moradores da área rural que estudam na cidade.

Os decretos das cidades de Bonito e Santa Rita do Pardo têm vigência de 90 dias, podendo ser prorrogados. (Perfil News e Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário