quinta-feira, 24 de março de 2011

Crianças visitam nascente de córrego em Venceslau

A fonte foi redescoberta recentemente, quando o local
estava sendo limpo por funcionários da Prefeitura
Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, ocorrido terça-feira, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil “Profª Aparecida Therezinha de Medeiros” visitaram na manhã de hoje uma mina d´água existente em área às margens da Avenida Antônio Marques da Silva, sentido bairro. O passeio ecológico foi organizado pela Prefeitura de Presidente Venceslau, através das divisões de Educação e Cultura (DEC) e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (DAAMA), como complemento das atividades trabalhadas em sala de aula pelas crianças.

Durante a visita monitorada por funcionários da DAAMA, os alunos receberam orientações sobre como são formados os córregos, riachos e rios, bem como as medidas simples do dia a dia que podem ser adotadas para preservar os recursos hídricos do município e de todo o planeta.

Representando o prefeito Ernane Erbella - que se encontra em viagem oficial cumprindo agenda de interesse do município -, o vice-prefeito João Monteiro participou da visitação e comentou sobre a importância dos alunos vivenciarem este tipo de ação. “Recebendo os ensinamentos corretos desde cedo, as crianças se tornarão adultos mais conscientes de seu papel na preservação da natureza”, disse Monteiro, que esteve acompanhado pela diretora da DEC, Aldora Veríssimo, e pelo diretor da DAAMA, Álvaro Carlos da Silva.

“Infelizmente a mesma água que aqui nasce recebe a poucos metros parte do esgoto de nossa cidade. No entanto, com a conquista dos recursos para a construção das Estações de Tratamento de Esgoto pela nossa administração, num futuro bem próximo essas crianças poderão conferir a mesma água pura que aqui emana do solo transcorrendo o longo percurso até chegar a seu destino, mas com um grande diferencial, pois continuará limpa e pura tal como sai da terra”, afirmou João Monteiro.

A fonte foi redescoberta recentemente, quando o local estava sendo limpo por funcionários da Prefeitura. Há poucos anos o terreno recebeu centenas de toneladas de entulho, depositado clandestinamente, o que acabou por soterrar a mina.

Com a limpeza, foi possível encontrar a nascente do córrego “Água da Mangueira”, que surpreende pela grande vazão. A água é a mesma que passa rente a entrada do Venceslau Clube e aos fundos da Associação dos Funcionários da Penitenciária, até se juntar ao Córrego do Veado, quilômetros depois. A ideia do município é aproveitar a mina para construir um pequeno espelho d´água, como parte do trabalho de recuperação ambiental que está sendo feito nas proximidades desde o ano passado.

A Prefeitura pretende agora cercar provisoriamente o local em um raio de 10 metros da nascente para impedir o acesso de pessoas não autorizadas e animais, evitando assim a destruição ou mesmo a contaminação do broto d´água. Respeitando a nova Lei Municipal, sancionada semana passada pelo prefeito Ernane Erbella, a nascente será cadastrada e identificada no sistema cartográfico municipal para garantir sua preservação. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário