sábado, 26 de março de 2011

Prefeitura inicia combate à leishmaniose em Caiuá

O objetivo da Saúde é o de examinar cerca de 400 cães da cidade
Os agentes de saúde percorrem a cidade para coletar sangue de animais para realização de exames com a objetivo de detectar a leishmaniose. Essa medida é preventiva, pois na cidade não foi registrado caso da doença, mas o mosquito palha, que transmite a doença, já chegou ao município.

O alvo do inseto é a população canina, que em Caiuá está estimada em 400 cães. Metade deles terão uma amostra de sangue retirada e analisada.

O material coletado será encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz, segundo o veterinário Gustavo Bellini. Se algum animal apresentar contaminação, será sacrificado. Os resultados deverão sair em 30 dias.

O exame é necessário pois o mosquito palha foi localizado na cidade e os agentes de saúde precisam ter a certeza que os cães estão saudáveis. "A partir dos resultados destes exames, serão feitas ações de prevenção para não haver casos em humanos, que é a nossa grande preocupação", contou a secretária de saúde Priscila Gimenes.

Não há cachorro que possa estar imune da leishmaniose. Se picado pelo mosquito palha, ele fica contaminado e pode transmitir a doença ao homem. *Ifronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário