Estoque de diversas clínicas particulares de Prudente se esgotou (Foto: Reprodução/TV Fronteira |
Depois de diversos alertas sobre a Gripe A (H1N1) em Presidente Prudente, a procura pela vacina em clínicas particulares do município aumentou e o estoque se esgotou.
“Nessas últimas semanas, pelas notícias que tivemos com relação a casos que tivemos em Presidente Prudente, a procura aumentou. Os laboratórios não têm a vacina para fornecer para as clínicas de vacinação”, fala o diretor de vacinação Carlos Macedo.
A dona de casa Márcia Durigan Dias levou o filho de 9 anos a um clínica, pois estava preocupada com a saúde dele. O menino é alérgico e está se recuperando de uma sinusite. A mãe não quer ver o menino doente de novo, mas ela não encontrou a vacina.
“Nó ligamos antes e tinha. Mas quando chegamos, já não estava mais disponível, parece que somente a partir do dia 20. Procuramos outros lugares e também não achamos. Só nos resta esperar”, salienta.
O diretor de vacinação disse que já entrou em contato com um laboratório e espera receber novas doses nos próximos dias.
“O laboratório nos garantiu que até o dia 20 deste mês já teremos a vacina”, informa.
Em outra clínica da cidade também não há mais vacina. As últimas doses foram comercializadas nessa terça-feira (3) e não há previsão para a chegada de um novo lote.
O proprietário, Mitsuji Seki, explica que os laboratórios ficaram sem estoque depois que a região sul registrou 586 casos da Gripe A, com 51 mortes.
“Isso motivou o governo de Santa Catarina a comprar um grande montante de vacina, o que acabou desprovendo os demais locais das doses contra a Gripe A (H1N1) e Influenza A e B”, revela.
As pessoas dos grupos considerados de risco que procuram a clínica têm sido orientadas a ir até a rede pública mesmo após o término da campanha de imunização. *Com iFronteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário