terça-feira, 3 de julho de 2012

Presidente Prudente soma 195 casos de dengue neste ano

A Secretaria de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou, nesta terça (3), mais quatro novos casos de dengue em Presidente Prudente. Eles foram diagnosticados em moradores da Vila Brasil e parques Cedral, São Mateus e São Lucas. Com isso, subiram para 195 o total de registros datados de janeiro até agora.

Vigilância Epidemiológica Municipal deve realizar
arrastão contra a doença
Outros 41 exames suspeitos aguardam resultados. Visando fazer com que esse cenário seja estagnado, de modo a tentar impedir que novos casos surjam, a VEM organiza para a próxima sexta-feira (6), a partir das 14h, no Parque da Juventude e Longevidade da Cohab Lucas Nalini Paschoalin, evento denominado ‘Chá da Tarde com o Aedes’.

O objetivo, segundo a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, é alertar principalmente a população da zona oeste, localidade onde tem sido registrado o maior número de casos este ano. “A área que compreende bairros como a Cohab, Jardim Sabará, Santa Eliza, Everest, São Geraldo, Bela Vista, São Paulo, Cecap, Parque Cedral e Monte Alto, já contabiliza 80 casos. É sem dúvidas a região com a maior concentração de registros. Então o que queremos? Traçar durante o chá, junto aos moradores e lideranças dos bairros, a realidade sobre o que vem ocorrendo naquela região. A ideia é atentá-los ao problema, para que essas comunidades sejam mobilizadas no sentido de solucioná-los”, explica.

Por conta disso, acrescenta ela, arrastões também serão propostos para que os moradores sejam estimulados a eliminar do quintal de casa materiais em desuso e que servem como criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “O que precisa ficar bem claro é que durante os arrastões, os agentes de combate a endemias apenas farão o trabalho de orientação. Serão os próprios moradores que terão que fazer a limpeza nas casas”, complementa, informando que caminhões da Prefeitura farão posteriormente o recolhe de tudo o que for descartado por aqueles que contribuírem na ação.

Durante o chá, serão servidos bolos e pães aos presentes, além do próprio chá. As delícias serão preparadas pela Merenda Escolar que é parceira na empreitada. (Com assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário