sexta-feira, 6 de julho de 2012

Prudente contabiliza 12 casos de leishmaniose neste ano

Mais um caso de LVA (Leishmaniose Visceral Americana) foi confirmado nesta quinta-feira (5), em Presidente Prudente, pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Trata-se de um registro autóctone, isto é, contraído dentro do próprio município. Com a confirmação, a cidade contabiliza agora 12 casos de leishmaniose, todos datados deste ano.

Sete casos da doença são autóctones e cinco importados
Do total, sete são autóctones e cinco importados. O resultado confirmatório integra o lote de 23 exames avaliados, dos quais outros 22 deram negativo. O animal, que já foi entregue pelo proprietário para ser eutanasiado, habitava numa residência do Jardim Maracanã, bairro onde na semana passada um outro caso, porém importado, havia sido catalogado.

O diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, expõe que até agora foram realizados mais de 6.350 exames. Esse número é referente ao trabalho de coleta nas ruas realizado pelos agentes de apoio de zoonoses no primeiro semestre.

“Como as equipes estão mobilizadas na campanha antirrábica, a quantidade continua sendo esta, já que a coleta de material [sangue] nos animais só está ocorrendo na sede do CCZ e em animais cujos proprietários nos procuram para realizá-la”, explica.
Segundo Soares, o animal contaminado já está no CCZ e deve ser eutanasiado até o fim da tarde desta quinta. *Com GN

Nenhum comentário:

Postar um comentário