quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cidades regionais somam 1.139 pessoas com Aids

Nos três primeiros meses deste ano, surgiram 20 novos casos de aids na região

O Programa DST/Aids de Presidente Prudente registrou, somente nos três primeiros meses deste ano, 20 novos casos de aids na região, sendo nove diagnosticados em janeiro, cinco em fevereiro e seis em março. Com o acréscimo deste número, o programa chega a este mês totalizando 1.139 pessoas em tratamento contra a doença, um aumento de 7,2% em relação aos dados divulgados em junho do ano passado, que indicavam a presença de 1.062 portadores da enfermidade.

Para evitar que a situação se agrave ainda mais, o programa DST/Aids desenvolve campanhas de orientação e leva o teste rápido para as ruas do município. Quando diagnosticados, os doentes recebem tratamento gratuito. Até outubro de 2011, 15 óbitos haviam sido registrados. Para o médico infectologista Alexandre Martins Portelinha Filho, os números “são muito altos”.

O objetivo dos agentes que trabalham com o programa é encontrar os portadores do vírus HIV antes que eles adoeçam ou contaminem outras pessoas por não saberem que são soropositivos. Para isso, conforme o farmacêutico e coordenador do DST/Aids, Jefferson Antônio Saviolo, desde 2009, uma equipe de profissionais capacitados percorre a cidade realizando os testes rápidos de HIV, exame que torna o resultado conhecido em até 20 minutos. “No carnaval encontramos dois portadores do vírus”, conta Saviolo. *Com O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário