domingo, 15 de abril de 2012

Abril Vermelho: 600 integrantes do MST invadem fazenda em Sandovalina

Esta é a 18ª vez que o movimento monta acampamento em propriedade atualmente arrendada para usina



Cerca de 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram a Fazenda São Domingos, em Sandovalina, na manhã deste sábado (14). A ação, de acordo com o dirigente regional do grupo, Ricardo Barbosa, marca o início da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, conhecida como Abril Vermelho, na região.

A propriedade foi escolhida, segundo ele, por ser uma área julgada devoluta desde o começo de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal. “Nosso objetivo é fazer com que o Estado agilize a arrecadação da área e repasse as terras para as famílias que fazem parte do movimento”, diz.

Esta é a 18ª vez que o MST invade a fazenda. A última foi no ano passado. Apesar do clima tranquilo no local, o histórico de ocupações no local é violento. De acordo com reportagem da TV Fronteira, em 1997, sete sem-terra foram baleados durando uma invasão. Em 2004, houve troca de tiros entre os integrantes e os seguranças da fazenda.

“Nosso problema não é com a polícia, não é com a Justiça ou com os fazendeiros. Nosso problema é político, uma vez que o governo federal abandou o Plano Nacional de Reforma Agrária. Nossas ocupações servem para não deixar o assunto ser esquecido”, afirma.

A família dona da área registrou boletim de ocorrência e se reuniu nesta tarde com os advogados da usina que arrendou parte da área que foi invadida. De acordo com Ana Lúcia Paes, uma das proprietárias, a família irá pedir a reintegração de posso e aguardar a ação da Justiça.

“Não tem o que ser feito. Eles estão destruindo uma área onde foi plantada cana na semana passada e estão acampados na área errada, que não é a que ainda está sendo julgada, já que não tem nada publicado no Diário Oficial que justifique a invasão”, esclarece. *Com IFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário