sexta-feira, 4 de maio de 2012

Laboratório soma mais de 30 mil peças da região

A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente, sedia o Laboratório de Arqueologia Guarani (LAG), que estuda e trabalha acerca de sítios arqueológicos do oeste paulista. São mais de 30 mil peças de cerâmica entre vasilhas inteiras e fragmentos retirados destes locais. A responsável pelo LAG é Neide Barroca Faccio. Ela lembra que o LAG foi criado em 2006, mas desde 1988 trabalhos são realizados em sítios arqueológicos da região.

“Neste mesmo ano, uma grande seca assolou o oeste paulista e com isso o nível de água do Lago da Usina Hidrelétrica da Capivara ficou abaixo do normal, o que deixou à mostra nove sítios arqueológicos”, destaca Faccio. Com isso, uma parceria entre a Prefeitura de Iepê, a FCT/Unesp e Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP) propiciou a criação do Museu de Arqueologia de Iepê (MAI), em junho de 2000. Ela explica que como a maior parte das peças foi coletada sistematicamente em campo na forma de fragmentos, foi necessário o restauro em laboratório para que pudessem ser expostas.

“O restauro começou no ano de 1998 na minha sala de permanência na FCT/Unesp e depois em 2006 com a criação do LAG passamos a ter uma infraestrutura mais adequada para a realização desse trabalho”, destaca.*Com o Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário