sábado, 30 de outubro de 2010

Piracema: Pesca terá restrições até março na região

A pesca vai estar proibida a partir de segunda-feira (01/11) no rios da região
Terá início na segunda-feira (1/11) o período da piracema, onde até março está proibida a pesca. Essa medida é necessária para que os peixes possam se reproduzir. Haverá punições para quem descimprir a lei ambiental, o que exige atenção dos pescadores profissionais e amadores. Os últimos dias de pescaria livre já mostram a dificuldade dos pescadores de Panorama.

E neste período a situação dos pescadores deve ficar ainda mais difícil. "Quando chega mês de setembro a desova já começou. Se pudesse abrir antes e fechar antes, para nós seria melhor, poderia recuperar os prejuízos ", diz a pescadora Cleusa dos Santos.

As normas para 2010 serão as mesmas do ano anterior, segundo o Ibama: é proibido pescar com rede, tarrafas, anzois de gancho, espinhel e galãozinho. é permitida a pesca com vara, carretilha e molinete. Pescadores profissionais podem pescar somente peixes exóticos como o tucunaré e a corvina, sem poder exercer o ofício. Durante quatro meses, os pescadores recebem uma espécie de seguro desemprego, conhecido como seguro defeso, no valor de um salário mínimo.

O valor é considerado baixo pelos pescadores. Segundo o presidente da colônia, Osvaldo Barreto, a metade do valor pago é suficiente para pagar as contas e o restante para sobrevivencia. Enquanto na época da pesca o valor que os trabalhadores chegam à faturar é de aproximadamente quatro sálarios.

A piracema é um fenômeno considerado essencial para preservação das espécies de peixes de rios e lagoas. O período da pesca fechada impõe regras também para pescadores amadores, mas a maioria não sabe exatamente quais regras devem obedecer.

Quem pesca por esporte e lazer deve pescar somente peixes exóticos, mas não pode ultrapassar a quantia de dez quilos. Quem descumprir a lei pode ser detido por crime ambiental, e receber uma multa.
Está mais dificíl conseguir uma licença de pescador profissional desde maio de 2010. As novas regras do ministério da pesca exigem que o candidato não tenha débito com o Ibama, não tenha cometido nenhum crime ambiental e que comprove a pesca como única fonte de renda. Tv Fronteira Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário