quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Morte de gado deixa produtores de Epitácio em alerta

Dayane Thomazini, especial GN

A morte repentina de centenas de gados em propriedades rurais de Presidente Epitácio tem assustado e causado prejuízos a pequenos, médios e grandes produtores.

No sitio Olinda, no bairro colônia Árpad Falva, localizado no KM 08 da vicinal que liga Presidente Epitácio à Caiuá, o produtor Basílio Marques Guímaro contabiliza a morte de 30 bois, e aguarda com esperança a recuperação de um touro.

As mortes no sitio Olinda tiveram inicio na madrugada do dia 27 de setembro, antes da chuva de granizo que caiu sobre Epitácio por volta das 23 horas.

Para tentar identificar as causas da morte dos animais, amostras de sangue e fezes foram coletadas e analisadas. Os exames não apontaram nenhuma doença grave, somente um pequeno problema no fígado dos animais.

De acordo com o produtor, amostras de parte dos animais também foram encaminhadas para o laboratório veterinário da universidade Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente para ser realizada uma necropsia, no entanto segundo o produtor se não for detectada a causa das mortes, parte deste material será encaminhado a São Paulo para novas analises.

Amostras do sal mineral oferecido aos animais foram coletadas pela Pericia Técnica de Presidente Venceslau. A perícia coletou amostra do sal que os animais estavam consumindo e de sacos que ainda não haviam sido abertos. Guímaro disse que também irá fazer exames particulares das amostras do sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário