segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PMs da região do Oeste Paulista têm treinamento do COE

Treinamento reuniu policiais de cidades do Oeste Paulista
Policiais da Força Tática que atuam em cidades do Oeste Paulista encerraram nesta sexta-feira (2) uma semana de treinamento especial em Presidente Prudente.

Trinta policiais dos batalhões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Dracena passaram pela formação. Eles foram treinados por oficiais do Comando de Operações Especiais (COE)para agir em situações de risco.

“Um treinamento para ocorrências que fogem da normalidade, para eventuais roubos a banco, alguma incursão em local de alto risco, uma situação de refém, ou mesmo explosivos ou ocorrência em presídio”, explica o tenente Cristiano Sosa, comandante de pelotão do COE.

No curso, cada participante utiliza os armamentos e as táticas mais avançadas dentro da polícia. Conhecimentos desenvolvidos pela Swat americana, pela polícia israelense, pelo Bope e pelo próprio COE.

Durante todo o treinamento, o policial é testado em situações de estresse psicológico. Em um dos exercícios, por exemplo, ele é obrigado a avançar sob fogo inimigo e atirar enquanto granadas explodem ao seu lado.

Tudo é feito sob muita pressão, pouca alimentação e com o tempo para dormir reduzido. A simulação coloca o policial em situações extremas, em que o autocontrole pode representar mais segurança para os outros envolvidos na atividade e para a população.

“A gente tenta aproximar a realidade do dia-a-dia que pode virt a ocorrer com situações mais graves. A gente prepara o policial para que aja da melhor forma possível”, diz o 1º tenente Eder Mazzini Bressan, comandante da Força tática em Dracena.

Esta foi a primeira vez que a especialização foi realizada em Presidente Prudente. A formação habilita os policiais da Força Tática até mesmo para operações que não são características da região. Com informações de IFronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário