sábado, 10 de setembro de 2011

Estado suspende exames de leishmaniose em cães

A suspensão prossegue até a normalização do suprimento
Acatando a recomendação da CGLAB (Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública) – vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde –, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de Presidente Prudente, anunciou na tarde dessa quinta-feira (8), que está suspensa temporariamente, em todo o Estado de São Paulo, a coleta de amostras para o diagnóstico de LVA (Leishmaniose Visceral Americana) em cães.

A medida, segundo o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, ocorre em virtude da falta temporária de kits referentes à reação de ensaio imunoenzimático (Elisa), necessária para a realização dos exames no IAL (Instituto Adolpho Lutz).

A suspensão prossegue até a normalização do suprimento, cujo fornecimento é feito por parte do Laboratório Bio-Manguinhos, do Rio de Janeiro, o único no Brasil a fabricar este tipo de produto.

O diretor do CCZ explica que no caso dos prudentinos que já receberam ou receberão nos próximos dias notificação sobre visitas já ocorridas no imóvel, em razão de ausências na hora do procedimento, poderão levar seus animais até a sede do órgão, que fica no Parque Castelo Branco, para realização da coleta.

“Embora houve a suspensão, vamos realizar os procedimentos somente nestes casos. Posteriormente, o material coletado será encaminhado ao IAL, onde já existem 1.140 exames aguardando resultados”, explica.

Em nota, a CGLAB informou que o desabastecimento do reagente ocorreu em razão da falta de alguns insumos utilizados no processo de fabricação e embalagem, e que a situação deve se normalizar a partir da primeira quinzena de outubro. (Com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário