domingo, 8 de maio de 2011

Presos são liberados por falta de vagas em Dracena

Presidio semi-aberto localizado na cidade de Dracena
*Portal Regional
Na semana passada, aproximadamente 27 presos que tinham cumprido parte da pena no regime fechado e teriam que ser transferidos ao regime semiaberto foram colocados em liberdade. Eles estavam recolhidos na Penitenciária de Dracena e ganharam o regime aberto antes do tempo por falta de vagas no semiaberto.
Agora terão que permanecer em casa, sem serem monitorados, aguardando o surgimento de vagas. A decisão de conceder a progressão de regime foi tomada pelo juiz Fábio José Vasconcelos, da 1ª Vara da Comarca de Dracena.

Rubens Perez, supervisor de serviço da 1ª Vara Judicial disse nessa quinta-feira (5) à tarde, que os presos beneficiados com a progressão de regime devem cumprir algumas regras impostas, tais como não se envolver em outro tipo de crime; apresentar-se em juízo mensalmente; recolher-se em suas casas às 22h; conseguir trabalho num prazo de 30 dias, entre outros.

Segundo Rubens Perez, são presos condenados por envolvimento em vários tipos de crimes, sendo a maioria por assalto, cumpriram um sexto da pena no regime fechado e teriam o direito ao semiaberto.

Rubens Perez explicou ainda que a progressão de regime depende do tipo de crime praticado, mas existem casos de presos que ainda teriam que ficar no semiaberto entre dois a quatro anos e outros que estavam bem próximos do benefício mas ganharam antes o regime aberto.

Segundo o supervisor, decisão como esta vem sendo adotada pela Justiça há certo tempo. Caso surjam vagas, os presos são recolocados no sistema prisional do Estado.

Nessa quinta-feira (5), nove presos da Penitenciária de Dracena foram colocados em liberdade, beneficiados com o livramento condicional e mais outros dois ganharam o regime aberto, por terem cumprido parte da pena, conforme determina a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário