domingo, 8 de maio de 2011

Constatado caso autóctone de leishmaniose em PP

Um caso de leishmaniose visceral autóctone -contraído no município - foi registrado em Presidente Prudente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são quatro casos no total: três importados, detectados nos meses anteriores a maio, e o primeiro autóctone, anunciado nesta quinta-feira (5).

Em 2010, foram constatados 14 casos de cachorros contaminados pela doença que pode ser transmitida a seres humanos, sendo oito importados, de animais que vieram de outras cidades, e seis autóctones, de animais criados em Prudente.

O caso autóctone foi verificado no bairro do Bosque, área central da cidade, através de atendimento em clínica veterinária particular. No mesmo lote de exames feitos pelo Instituto Adolpho Lutz, além desta confirmação de cão portador da leishmaniose, outros 151 exames apresentaram resultados negativos, com amostras de sangue coletadas em animais do Jardim Iguaçu e no Parque São Lucas.

Em relação ao Bosque, onde o caso foi positivo, é iniciado de imediato um trabalho para detectar se existem outros cães contaminados, incluindo o cadastramento, a coleta de sangue e a distribuição de panfletos com orientações sobre como detectar o animal com sintomas da doença e como prevenir, o que inclui medidas como manter os quintais limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário