domingo, 22 de maio de 2011

Conselho norteia desenvolvimento de Pres. Venceslau

Prefeito Ernane Erbella, o vice João Monteiro e demais autoridades
A primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Presidente Venceslau (CMDES), ocorrida na noite de quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal, foi marcada pelo desejo da sociedade organizada em dar uma nova direção para o futuro do município em apoio ao trabalho que vem sendo feito pela administração municipal.

O encontro teve como meta principal informar ao público sobre as atribuições do Conselho e prestar contas sobre a realidade estrutural do município em todos os seus aspectos, servindo, dessa forma, como base para as proposituras na busca por soluções e melhorias no enfrentamento aos gargalos que tem atrapalhado o ritmo de crescimento de Venceslau, estagnado desde a década de 1990.

Ao abrir os trabalhos, Ernane Erbella fez um retrospecto da situação encontrada por sua gestão no momento em que assumiu o posto de prefeito. Todas as dificuldades de cunho estrutural, administrativo e financeiro da Prefeitura e do município foram citadas. Erbella mencionou ainda o trabalho que tem feito na modernização da legislação tributária, na elaboração do Plano Diretor, e nas obras de infraestrutura que acredita serem essenciais para a cidade, como é o caso das futuras estações de tratamento de esgoto, que poderão, de acordo com Erbella, atrair empresas e indústrias de qualquer porte. A próxima reunião do CMDES está agendada para o mês de junho, ainda sem dia definido.

Propostas
Durante o encontro de quinta-feira, algumas propostas já foram levantadas para serem trabalhadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Entre elas, uma nova lei de incentivo para atrair a instalação de empresas e indústrias no município; o aumento nas vagas e diversificação de cursos de qualificação profissional e de mão de obra; melhorias na infraestrutura viária e de segurança da estrada vicinal da Aymoré; melhorias em caráter de contrapartida pelo impacto causado pela a existência de unidades prisionais no município; e melhorias no setor de saúde, em especial, na estrutura de atendimento da Santa Casa.

Entraves regionais com reflexo direto no desenvolvimento de Venceslau também foram levados ao debate na reunião. Um deles diz respeito à insegurança jurídica na questão fundiária que predomina na região do Pontal do Paranapanema e que afasta os investidores. Outro tema abordado foi a “guerra fiscal” travada por São Paulo com os Estados vizinhos.

Foram elencados vários potenciais geográficos e logísticos oferecidos pela região do Pontal e que são preteridos por empresas e grupos de investidores por conta dos incentivos fiscais oferecidos pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e outros. Como exemplo, citou-se uma indústria de grande porte no ramo de celulose que está sendo instalada na cidade de Três Lagoas, no leste do MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário